sábado, 5 de novembro de 2011
A natureza política e ideológica de Sento-Sé no Norte da Bahia é a do Capitalismo, adotada em sua fase mais selvagem e perversa, por receber a visita dos portugueses já no século XVI tomando as terras das margens do Rio São Francisco dos ribeirinhos, habitantes tradicionais. Saindo do Primitivismo, indo para o Colonialismo, passando pelo Coronelismo, a Ditadura Militar, a Ditadura Política e qualquer outra fase do Capitalismo. Mesmo não tendo vivido o Imperialismo como fase superior do Capitalismo, o município sofreu indiretamente as sequelas oriundas do imperialismo mundial.

            A Luta da Esquerda surge nas reações contrárias ao sistema Capitalista e seus prepostos políticos com nomenclaturas diversas: Rei; Coronel; e os cargos de políticos desses períodos. Pela força imposta pelos representantes desses regimes contra qualquer criatura que se metesse á fazer pelo menos críticas leves, as resistências ficavam reprimidas entre pessoas que, sem informação acabavam influenciadas pelo medo. Mas, com o passar do tempo as reações contrárias ao sistema Capitalista iam surgindo mesmo com o custo de represálias contra as heróicas pessoas que se dignavam a combater tal sistema e seus asseclas.

            A ideia de criar o PT em Sento-Sé surgiu desde o início dos anos 80, desejo esse que esbarrava no medo da repressão que a fase da Ditadura Militar era capaz de impor. Em 19 de julho de 1995 foi criado o PT com reunião na “Casa Paroquial”, já existiam o PV, o PDT e o PSB como partidos de esquerda da época, e hoje existe também o PC do B. Do final da década de 70 para o início da de 80 havia um movimento de Associações que resistia ao sistema político local, teve até um grupo de jovens denominado “Gaviões da Liberdade” que também enfrentou o maligno sistema político.

            O PT de Sento-Sé nasceu com a cara e o espírito do PT Nacional, defendendo a ética na política, combatendo a corrupção, denunciando a compra de voto e o clientelismo, e pregando o Socialismo como sistema político e ideológico sério, justo e solidário...

            De lá para cá o PT vem contribuindo para uma nova mentalidade lógica e uma prática política renovada, inclusive quando fez parte de um governo municipal defendeu sempre as políticas públicas, evitando praticar vícios do sistema político tradicional, mesmo que possa ter qualquer exceção.

            O Partido, através da sua militância tem contribuído para consolidar o seu Projeto Político Socialista, com bastante dificuldade inicial, mas já obtivemos importes vitórias nas Eleições municipal, estadual e nacional desde 2000. De forma que o PT é hoje o partido político mais conhecido e expressivo do município. Foi assim que o PT e seus aliados, mesmo sob ameaça e perseguição do Período de Ditadura Política, contribuíram para uma forte identidade com a Luta Popular e para escrever as mais importantes páginas da história municipal.



Sento-Sé, 13 de setembro de 2011.


Texto de um Militante do PT

0 comentários: